logo

Grupo da melhor idade de Alto Araguaia recebe orientações sobre combate à dengue


Por Aline Almeida (Estagiária) | Assecom AIA

476 Acessos

Grupo da melhor idade de Alto Araguaia recebe orientações sobre combate à dengue

Aline Almeida

A prevenção contra o mosquito Aeds Aegypti, transmissor da dengue, zika e a chikungunya foi debatida com o Grupo da Melhor Idade Vale a Pena Viver, de Alto Araguaia (MT). A ação foi desenvolvida por meio da Secretaria de Saúde, através da agente de endemias, Elita Jesus Guimarães.

Durante o encontro, a agente pontuou que a maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios e que apesar do trabalho de fiscalização e orientação, centenas de casos foram registrados em 2019. “As medidas preventivas envolvem o nosso quintal e também os dos vizinhos. Em caso de suspeitas é importante procurar a unidade básica e nunca se alto-medicar”

A doença pode ser contraída em qualquer época do ano. A reprodução do inseto acontece em locais onde tenham água parada, como garrafas pets, prato de plantas, ralos, calhas, entre outros.

FISCALIZAÇÃO - A equipe do Setor de Tributos e Fiscalização trabalha em parceria, notificando proprietários de terrenos onde sejam encontrados mato, lixo, detritos ou quaisquer substâncias nocivas a higiene pública ou que prejudique a estética urbana. As pessoas notificadas têm 15 dias para realizar a limpeza do local. Em caso de descumprimento da medida, o dono será multado conforme prevê o Código de Postura Municipal, Lei 597/1990, Artigo 202.